31 – outubro – 2025
31 outubro, 2025

“Projeto Cozinha Solidária vai distribuir mais de 50 mil refeições para pessoas em vulnerabilidade no ES”

Fabiano Facini

O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou, nesta quarta-feira (06), a primeira das três organizações da sociedade civil habilitadas para a implantação, estruturação e manutenção do projeto Cozinha Solidária. Em parceria com o Governo do Estado, a Associação Alef Bet, localizada no Centro de Vitória, irá produzir 120 refeições ao dia, cinco vezes na semana, totalizando 2.400 refeições/mês para o público em vulnerabilidade social, incluindo a população em situação de rua. Ao todo, três entidades – duas em Vitória e uma em Viana – vão fornecer 360 refeições diárias para o público-alvo. O projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades),terá prazo de execução de 21 meses, totalizando a distribuição de 50.400refeições. A iniciativa visa o fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no Espírito Santo.

“Estamos lançando hoje o projeto Cozinha Solidária, por meio da Setades, no qual entidades vão receber o apoio do Governo do Estado para fornecer 120 refeições por dia para pessoas em vulnerabilidade social. A Associação Alef Bet, por exemplo, já fez esse trabalho, mas estamos contribuindo para que eles atendam a mais pessoas. É fundamental que o Estado apoie essas instituições que ajudam àqueles que mais precisam”, afirmou o governador, acompanhado pela primeira-dama Maria Virginia Casagrande.

O investimento na ação é de R$ 1,4 milhão por entidade em recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCOP). Os recursos financeiros são destinados ao custeio e investimento para a aquisição de materiais de consumo e permanente voltados para a produção e fornecimento de refeições. Assim, o Governo apoia a oferta gratuita de alimentação adequada e saudável às pessoas em situação de vulnerabilidade social e em insegurança alimentar e nutricional.

“Garantir o direito humano e constitucional à alimentação adequada e saudável é o que motiva esse projeto. Além disso, acredito que é papel do poder público construir estratégias, parcerias e fornecer os recursos necessários para que os direitos mais básicos, como o acesso ao alimento, sejam assegurados a todas as pessoas. É com esse horizonte de dignidade, atendendo as solicitações e orientações do governador, que assumimos o compromisso de trabalhar por esse objetivo”, declarou a secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

No último fim de semana, Cachoeiro de Itapemirim viveu uma forte manifestação cultural durante o 16º Encontro Nacional Mocambos Capoeira, promovido pela Associação Cultural Mocambos Capoeira, no bairro Gilson Carone.
O Paris Saint-Germain (PSG) conquistou sua primeira UEFA Champions League com uma vitória histórica de 5 a 0 sobre o Inter de Milão, em Munique. Sob o comando de Luis Enrique, o time francês apresentou um futebol coletivo impressionante, sem depender de estrelas individuais. Désiré Doué brilhou com dois gols e uma assistência, enquanto Achraf Hakimi, Khvicha Kvaratskhelia e Senny Mayulu completaram a goleada .
Em 28 de maio de 2025, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, iniciou um debate sobre a possibilidade de implementar uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão de três unidades de Pronto Atendimento: Paulo Pereira Gomes, UPA do Marbrasa e UPA de Itaóca Pedra. O objetivo é melhorar o atendimento à população e reduzir a necessidade de transferir pacientes para outras cidades.
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim promoveu, na tarde desta segunda‑feira, 23 de junho de 2025, uma comovente e tradicional homenagem ao “Cachoeirense Ausente Nº 1”.
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE‑ES) decretou a anulação dos votos recebidos pelo PRTB nas eleições municipais de 2024 em Cachoeiro de Itapemirim, resultado de uma fraude à cota de gênero
O esporte amador de Cachoeiro ganha destaque a partir deste domingo (07), com o pontapé inicial do Campeonato Municipal de Futebol 2025, que promete movimentar os campos da cidade até o final de novembro. A abertura será marcada por quatro jogos, dois na categoria aspirante e dois na categoria principal, reunindo times tradicionais e novas forças do futebol local.

Compartilhar postagem

“Projeto Cozinha Solidária vai distribuir mais de 50 mil refeições para pessoas em vulnerabilidade no ES”

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x