Cachoeiro de Itapemirim caminha para se tornar um novo polo de desenvolvimento econômico com a consolidação da Cidade Industrial de Pacotuba. O ambicioso projeto, que visa transformar o cenário socioeconômico da região Sul do Espírito Santo, deu um importante passo nesta quinta-feira (10), com a visita técnica da diretoria da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), reforçando o compromisso com a infraestrutura necessária para sua implantação.
Em reunião no gabinete do prefeito Theodorico Ferraço, o diretor-presidente da Cesan, Munir Abud de Oliveira, e o diretor operacional, Thiago José Gonçalves Furtado, conheceram de perto os detalhes do empreendimento. Durante o encontro, foram debatidas soluções para garantir um sistema eficiente de abastecimento e tratamento de água e esgoto, além do fornecimento de água bruta para atender à demanda das futuras indústrias que irão se instalar no local.
A proposta da Cidade Industrial de Pacotuba vai além da geração de empregos e movimentação econômica. Ela representa um esforço concreto para corrigir desigualdades regionais históricas, especialmente em relação ao Norte capixaba, que conta com incentivos da Sudene. Para tornar o projeto viável, está sendo estudada a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), modelo moderno que permite maior agilidade e segurança jurídica em Parcerias Público-Privadas (PPPs).
“Esse projeto é um divisor de águas. A Cidade Industrial de Pacotuba é mais que um sonho: é uma estratégia concreta para garantir prosperidade, justiça regional e mais oportunidades para nossa população. Estamos comprometidos com o futuro de Cachoeiro e da região Sul”, declarou o prefeito Theodorico Ferraço, demonstrando entusiasmo com o avanço das tratativas.
A visita contou ainda com a presença dos secretários municipais Ari Moreira (Manutenção e Serviços) e Rogério Ribeiro (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano interino), que reforçaram o engajamento da gestão municipal com o projeto.
Após a reunião, a comitiva seguiu para uma visita técnica ao terreno onde será implantado o novo distrito industrial, simbolizando a transição do planejamento para a fase prática.
A iniciativa, que alia infraestrutura moderna, governança eficiente e compromisso social, posiciona Cachoeiro como protagonista em um novo ciclo de crescimento no Espírito Santo. Com a união de forças entre o poder público e entidades técnicas como a Cesan, a Cidade Industrial de Pacotuba desponta como um marco na reindustrialização do Sul capixaba.