2 – novembro – 2025
2 novembro, 2025

Forças Armadas Brasil: munição só dura 30 dias e ministro alerta sobre crise

Redação

O ministro da Defesa, José Múcio, fez um alerta grave sobre a situação das Forças Armadas Brasil: falta de combustível, peças e munição. Segundo ele, o País tem apenas 30 dias de munição, expondo vulnerabilidade estratégica e necessidade de mais investimentos.

O Brasil enfrenta uma crise estratégica nas Forças Armadas Brasil, conforme apontou o ministro da Defesa, José Múcio, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Ele alertou que o País dispõe de munição apenas para 30 dias e enfrenta escassez de combustível e peças para manutenção de equipamentos militares.

“Temos bastante equipamento, mas não temos dinheiro para combustível nem para peças. O resultado é que adiamos contratos e pagamos juros que equivalem a submarinos e aviões inteiros”, afirmou Múcio, ressaltando que o investimento em defesa equivale a apenas 1,04% do PIB, abaixo do recomendado mínimo de 2%.

O ministro destacou que essa realidade compromete a soberania nacional e a capacidade de proteção das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas. A chamada “fronteira seca” do Mato Grosso do Sul, com Paraguai e Bolívia, sofre com entrada de contrabando e drogas, demonstrando a vulnerabilidade gerada pelo subfinanciamento.

José Múcio também defendeu a valorização da indústria de defesa nacional, composta por 270 empresas estratégicas que geram 3 milhões de empregos, e reforçou que Exército, Marinha e Aeronáutica devem permanecer instituições de Estado, apartidárias.

Nos últimos meses, comandos das três Forças Armadas têm expressado insatisfação com a gestão atual, apontando risco de obsolescência de equipamentos e defasagem tecnológica. A situação crítica inclui a frota de veículos e navios, sistemas de monitoramento e infraestrutura bélica, comprometendo a capacidade de enfrentar conflitos ou ameaças externas.

O ministro alertou que investir em defesa não é militarizar a agenda nacional, mas garantir soberania, segurança e competitividade internacional. Segundo Múcio, o subfinanciamento crônico ameaça não apenas as Forças Armadas, mas a credibilidade e a posição geopolítica do Brasil, comprometendo objetivos estratégicos como a presença no Conselho de Segurança da ONU.

O alerta das Forças Armadas do Brasil evidencia a urgência de revisão de prioridades orçamentárias e reforça a necessidade de investimentos estruturais imediatos em tecnologia, logística e pessoal.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta quarta-feira (09) uma importante medida de valorização profissional: o pagamento do Bônus Desempenho para aproximadamente 15 mil servidores da Educação da rede estadual.
A indústria de rochas ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, tem motivos para comemorar.
Ismail Azizi, da Tanzânia, afirma ter morrido seis vezes e voltado à vida, desafiando médicos e assustando vizinhos. Sua trajetória inclui acidentes, doenças e até um incêndio, mas ele sobreviveu a todos. A comunidade o evita, e a ciência ainda não tem respostas.
Estudantes da 3ª série do Ensino Médio e das 2ª e 3ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual terão, neste sábado (09), uma oportunidade especial de reforçar os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Estrela do Norte finalmente alcançou sua primeira vitória na Série B do Campeonato Capixaba ao superar o Gálatas por 2 a 1, de visitante, em Barra de São Francisco. Com essa conquista importante, a equipe soma seus primeiros três pontos e garante uma vaga provisória no G4 da competição
A Globo cortou quase todas as cenas de José Dumont na reprise de “Terra Nostra”, após o ator ser condenado por pedofilia e armazenamento de pornografia infantil.

Compartilhar postagem

Forças Armadas Brasil: munição só dura 30 dias e ministro alerta sobre crise

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x