Um grande golpe contra o tráfico interestadual foi desarticulado na manhã desta segunda-feira (14) em Cachoeiro de Itapemirim, quando um casal foi preso em flagrante pela Polícia Federal ao retirar uma encomenda contendo cerca de quatro quilos de pasta base de cocaína nos Correios .
A ação foi resultado de uma operação estratégica: um mandado de busca e apreensão acompanhado de uma ação controlada autorizada pela Justiça permitiu a Polícia Federal acompanhar o esquema até o momento exato da entrega da droga . A investigação teve início graças à atuação conjunta entre a Equipe de Ações com Cães da PF e a Coordenação de Segurança dos Correios, uma parceira fundamental para impedir que o serviço postal fosse usado para o tráfico .
A droga, procedente do Paraná, estava destinada a Cachoeiro. A colaboração entre as instituições e o bom trabalho da PF resultaram na prisão dos suspeitos, que já foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal local. Eles respondem por tráfico interestadual de drogas — crime que pode acarretar pena de até 15 anos de prisão, conforme o Art. 33 e Art. 40 do Código de Drogas .
As investigações continuam. A Polícia Federal tenta agora identificar outros envolvidos na rede de envio e distribuição da substância ilícita.
Essa operação é um exemplo claro de que o trabalho integrado entre agências pode surtir resultados significativos, protegendo a sociedade e cortando os canais por onde o crime avança. A parceria entre PF e Correios se mostra cada vez mais essencial no combate ao tráfico que se vale das entregas postais.