Willyan, de 30 anos, é revelado pelas categorias de base da Desportiva Ferroviária. Passou também por Flamengo (Sub-20), Grêmio (Sub-23) e pelo Votuporanguense antes de iniciar sua trajetória internacional. Em Portugal, destacou-se com boas campanhas no Cova da Piedade e no Portimonense, o que lhe rendeu espaço no futebol europeu e posteriormente no poderoso CSKA Moscou .
No CSKA, Willyan se tornou uma peça importante, disputando mais de 100 jogos, conquistando títulos como a Copa da Rússia e a Supercopa . Mesmo com sondagens de clubes brasileiros como Santos, Inter e Grêmio, nenhuma proposta chegou aos valores exigidos pelos russos, dificultando o retorno ao país natal .
Para o Flamengo, clube em que o jogador esteve na base, a negociação também é vantajosa. Por meio do mecanismo de solidariedade da FIFA, o Rubro-Negro receberá uma porcentagem, estimada em cerca de 0,5%, dos valores da transferência, o que representa cerca de R$ 170 mil . Outros clubes formadores, como Grêmio e Votuporanguense, também devem ser contemplados com pequena parte dos recursos .
Willyan Rocha assinou contrato com o Al-Jazira por duas temporadas, consolidando-se agora no futebol árabe e abrindo novos horizontes em sua carreira internacional.